Início » Gravidez » A 40ª semana

17/8 2009

A 40ª semana

Por Alessandra | Sem Comentários

Ontem, dia 16/08, completamos 40 semanas de gestação. 16/08 era a minha DPP (data provável do parto). Para a maioria dos médicos tradicionais e cesaristas esta é uma data “cabalística”… rs Eles não permitem que suas pacientes passem desta data e, para aquelas que insistem em esperar mais, exigem uma carta de responsabilidade. Acreditam (ou não)que depois da DPP o útero se torna um lugar inóspito para o bebê, oferecendo risco para a sua saúde.

Mas o fato é que a DPP é um mero chute, já que não há como saber exatamente quando o bebê foi concebido. E, se as condições de saúde dele e da mãe estão perfeitas, não há porque não se esperar até 42 semanas. É exatamente por conta desta pressa dos cesaristas que muitas mulheres acreditam que não foram capazes de dar a luz. “Não tive dilatação”, “Não tive hormônio suficiente para entrar em TP”, “Minha genética não ajudou”. Mentiras que são disseminadas por aí… Esses médicos simplesmente não deixam suas pacientes entrarem em trabalho de parto. E olha que a maior parte das primigestas só entra em TP depois da 40ª semana. O TP acontece quando o bebezinho está realmente pronto para nascer.

Semana passada uma mulher foi terrivelmente violentada por uma médica em um importante hospital de São Paulo. Ela havia chegado na 40ª semana sem sinal de TP. Sua médica cesarista e sem experiências em partos nomais (imagino eu) resolveu induzir o parto. O fato é que ainda não era a hora do bebê nascer. Resultado? A médica não esperou a dilatação total, fez um episiotomia de 12 cm na pobrezinha e arrancou o bebê com um fórceps, apoiando sua perna na maca para fazer uma mega força. O bebê nasceu com desconforto respiratório e foi direto para a UTI. A mãe teve que ficar dopada por conta da tremenda dor que sentiu após a episio monstro e entrou em depressão.

Infelizmente é muito triste o panorama de partos no Brasil. Os médicos aprendem nas Universidades como se faz cesáreas, mas são pouco treinados na assistência ao parto normal. É triste demais pensar que se queremos um parto normal e decente precisamos brigar tanto por isso e, até mesmo, pagar o preço (financeiramente mesmo) por isso. Espero que um dia isso mude em nosso país.

Bom, mas voltando ao fato de que chegamos à 40ª semana, venho pedir paciência. Bibi pode nascer até o final do mês e a nós cabe apenas orar e esperar tranquilamente. Deus está no controle e ela nascerá na hora correta, uma coisa garanto: será no dia do aniversário dela! hehehe… não pude perder a piadinha! rs

Estou tranquila, ok? Mas posso deixar de ficar se todo mundo ficar perguntando: “E aí, ela não vai nascer? Será que está tudo bem?”

Beijos sossegadíssimos,
Lelezinha

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolhi ser Mãe | 2013
Por Alessandra Rebecchi Feitosa - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Estúdio Jabuticaba em Wordpress